6 passos para jogar com a mente do jogador

0

Abra sua mente, mas CUIDADO!

A lista de 6 influenciadores mentais para cérebros humanos, montados no intuito de dar prazer e incentivar pessoas a tomar atitudes e mover-se quanto a tarefas relacionadas a vida. Nesse caso aplico especificamente a jogos digitais.

1) Barras de experiência (Medição do Progresso) - Barras de experiência registram o progresso, algo que Jesse Schell frisou bastante. A ideia de não gratificar a pessoa por pedaços alcançandos (provas, tarefas, objetivos) Mas algo o tempo todo se ganha 1xp, por fazer cada minima ação. Tem a noção do sempre evoluir.

2) Múltiplos Objetivos (Curto e longo prazo) - Conseguir pegar 10.000 cartas especiais é chato, conseguir as 10 cartas especiais, divertido. E para se conseguir as 10 cartas há vários objetivos pequenos diferentes. Achar uma, brigar por outra, estudar para conseguir outra e juntando as completa-se o objetivo do juntar. Objetivo curtos somados montam o longo, tudo vale-se a pena. Divide-se o trabalho complexo em pedaços importantes, para que as pessoas atinjam com a limitada visão humana e sinta-se engajadas a vencer.

3) Recompensa do esforço* (Todo esforço é recompensado) - Toda vez que se faz algo, se ganha crédito, experiência, dinheiro, peça, sangue, alma, mana, poder... não apenas por completar, mas por tentar. Não se pune as falhas, recompensa cada pequeno esforço, recompensa pequena, mas instantânea.

4) Retorno ao jogador (Claro, rápido, limpo) - Isso é absolutamente necessário. O melhor exemplo é citar que as pessoas não juntam as consequências com os atos e o cérebro humano precisa disso para se preocupar. Poluição, aquecimento global, alagamentos, violência pública são problemas causados por nós também, mas a culpa é dividida, o movimento é pequeno, fica fora da preocupação humana, as consequências são distantes em tempo e espaço, se torna difícil aprender uma lição disto. Pelo feedback rápido e claro elas podem entender, aprender, mudar muito rápido.

5) O elemento da incerteza (Segredo neurológico, a recompensa mágica do cérebro) - Um esforço conhecido anima pessoas, mas um esforço com possibilidades variáveis encanta o cérebro, faz ele soltar faíscas. Dopamina está associado ao comportamento de busca de esforço, então se o jogador tem que salvar uma árvore para conseguir a carta e ao salvar essa árvore salva também por surpresa uma pássaro que passa acompanha-lo em sua viagem, isso encanta, anima o jogador absurdamente.

6) Social (Outras pessoas são excitantes) O que realmente anima, excita, deixa o jogador no auge são outras pessoas, em termos de reforço, não dinheiro. No sentindo de pessoas vendo, comentando, participando, colaborando. O Social se organiza e continua jogos que ama por si só, criam itens, expansões, patchs, sites próprios para melhorar o que foi feito para eles, em um efeito colaborativo todos se animam, no sentido de competição também se tornam mais esforçados e quentes para continuar a tentar e crescer. Competição equilibrado a comparação são as palavras chaves aqui.

O poder que se conquista usando essas 6 características é enorme, é realmente poderoso no bom e mal sentido. Seja para a educação, conscientização ou entretenimento, como para vicio, domínio e controle dos oficios mentais influenciados por seculos de evolução cerebral humana para uma melhor vivência, sobrevivência e social de nossa raça.

Usar desses artifícios pode ser cruel, ou pode ser um agrado cerebral, cuidado ao usa-los e respeito também. Poderia até citar alguns maus usos dessas caracteristicas, que é o que tenho recebido mais dúvidas, mas evitarei falar disso por enquanto. Aquela coisa da chamada etica que não gosto muito.

Por Thiago Attianesi

Influence mentor Jesse Schell

  • 0 Comments

  • Order by
Want to leave a comment? Login or Register an account!